Rio Grande do Sul e Paraná discutem expansão da Ferroeste

Ferrovia deve integrar Estados do Sul e dar saída para o PacíficoO governo gaúcho deu mais um passo no sentido de participar efetivamente do projeto de expansão da Ferroeste no Sul do país. A Secretaria de Infra-Estrutura e Logística (Seinfra) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan) do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Ferroeste, decidiram apresentar o projeto aos 248 municípios que participam dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que serão diretamente beneficiados pelo ramal ferroviário a ser construído até Chapecó, no Oeste catar

Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, “a adesão do Rio Grande do Sul ao estudo de viabilidade do ramal da Ferroeste que ligará o Noroeste gaúcho, Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná à malha da Ferroeste é um passo concreto na evolução da nossa empresa pública. A vocação da Ferroeste é a constituir-se em poderoso instrumento de união da região Sul para a integração da Região no esforço nacional de desenvolvimento econômico e social”.

O plano de expansão da ferrovia também contempla outros ramais ligando Cascavel a Maracaju, em Mato Grosso do Sul, e Cascavel a Foz do Iguaçu e Paraguai. A ferrovia que será construída no território paraguaio ligará com Resistência, na Argentina, e daí até os portos do Pacífico. O projeto de engenharia da ligação Cascavel-Foz do Iguaçu já está pronto.

Integração

O diretor do Departamento de Logística e Integração da Secretaria de Infra-Estrutura do Rio Grande do Sul, Paulo Ricardo Lima Lomando, considera que “a perspectiva de uma infra-estrutura logística capaz de atender os quatro Estados, economicamente tão parecidos nessa região, com transporte ferroviário de baixo custo, é ideal”. Segundo ele, “a partir das apresentações do projeto aos municípios da região, os estudos para viabilizar a integração dos quatro Estados por ferrovia poderão ser aprofundados”.

O governo do Rio Grande do Sul, além de promover as apresentações do projeto da nova ferrovia no Noroeste gaúcho, juntamente com a Ferroeste, também aceitou o convite do presidente da empresa, Samuel Gomes, para participar de encontros similares que serão feitos proximamente com prefeitos, forças políticas e lideranças empresariais no Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Gomes adiantou que o governo catarinense igualmente tem presença confirmada às apresentações nos outros Estados.

O ramal da Ferroeste a Chapecó faz parte do plano de expansão da Ferroeste, acordado entre os governadores do Sul e o governo federal, para integrar com os portos paranaenses, catarinenses e gaúchos ao Sudeste do Mato Grosso do Sul, Oeste e Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul, Paraguai, a região boliviana de Santa Cruz de La Sierra, Noroeste da Argentina e demais regiões de influência da hidrovia do rio Paraná.