Etanol cai ao menor nível em nove anos em Chicago

Cotação recua na bolsa de Chicago por dados dos Estados UnidosOs contratos futuros de etanol caíram para os níveis mais baixos em quase uma década nesta quarta, dia 12, após dados do governo norte-americano mostrarem a maior oferta do combustível em cerca de um ano no país, disseram operadores.

A Administração de Informação de Energia (AIE) informou que os estoques de etanol subiram 1,38 milhão de barris, para 20,23 milhões de barris, na semana que terminou em 9 de janeiro.

O aumento no comparativo semanal foi de mais de 7%, o maior desde que a AIE começou a acompanhar os dados em 2010, enquanto a média de produção diária aumentou em 29 mil barris por dia (bpd), para 978 mil bpd.

O aumento da oferta ocorre em um momento em que o etanol está sendo negociado com um raro prêmio sobre a gasolina, que está ajudando a conter a demanda do biocombustível.

A queda no preço do petróleo e da gasolina também tem sido uma questão para indústria de combustíveis alternativos, dizem os especialistas.

O contrato para fevereiro em Chicago caía 5,88% por volta das 15h48, a US$ 1,328 por galão, após atingir US$ 1,29 por galão, o menor nível desde junho de 2005.