Comissão avalia programas da Anvisa de controle de agrotóxicos

Debate ainda está sem data marcadaA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para avaliar os programas de controle da quantidade de resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos.

No ano passado, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avaliou 2.488 amostras de 18 tipos de alimentos em 25 estados e no Distrito Federal (apenas São Paulo ficou fora do estudo). O resultados das análises mostrou que quase um terço dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros apresentam resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis pela Anvisa.

O debate, ainda sem data marcada, foi proposto pelos deputados Moreira Mendes (PSD-RO) e Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Serão convidados para discutir o assunto representantes do Ministério da Agricultura, da Anvisa, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), da Associação Hortifrutiflores de Jarinu, do Sindicato Nacional de Indústrias de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindag) e do Ministério Público.