Cultura de hortifrutigranjeiros apresenta bons resultados no Rio Grande do Sul

Pêssego, caqui e alho impulsionam o setorA cultura de hortifrutigranjeiros está em boa fase no Rio Grande do Sul, segundo a Emater/RS-Ascar. As lavouras de alho, localizadas na região da Serra do Estado, estão em plena diferenciação da coroa e formação dos bulbilhos (dentes). Os agricultores estão realizando os tratos culturais como tratamentos foliares preventivos, adubação de cobertura e controle químico das ervas espontâneas.

Nos pomares de caqui da região, a brotação encontra-se exuberante, vigorosa e isenta de problemas fitossanitários. De acordo com a Emater/RS-Ascar, a cultura vem demonstrando alto número de botões florais. Projeta-se uma alta produção para o setor, o que exigirá grande mobilização e investimento em mão de obra para efetivação do raleio das frutas

A colheita das variedades precoces de pêssegos, também localizada na Serra gaúcha, apresenta frutos de bom aspecto e calibre, segundo a Emater/RS-Ascar. As plantas se mantêm com boa sanidade e livres de ataque de pragas. A comercialização segue firme e as cotações são atraentes. Os preços encontram-se entre R$ 1,50 por quilo e R$ 2,50 por kg.