Decisão do TRT sobre citricultura está em análise, diz ministro

Segundo Neri, é preciso criar um mecanismo na legislação trabalhista para que as obrigações não recaiam todas sobre o produtorO ministro da Agricultura, Neri Geller, afirmou nesta terça, dia 1, em São Paulo, que o governo se posicionará contra a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 15ª região, que obriga a contratação de todos os trabalhadores que atuam desde o plantio até a colheita na citricultura. 

• TRT manteve condenação contra indústrias de suco de laranja por terceirizar a produção da fruta

– Isso caiu na minha mesa na segunda, dia 31, e nossa equipe técnica está analisando para ver quais ações devemos implementar. Obviamente não tem como fazer agricultura sem parceria e uma delas é o plantio e a colheita terceirizados – disse  Geller durante reunião com produtores, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

De acordo com ele, é preciso criar um mecanismo na legislação trabalhista para que as obrigações não recaiam todas sobre o produtor. O ministro disse, ainda, que defenderá o citricultor pequeno, médio e grande.

– Defendemos quem produz – afirmou.

De acordo com o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, a categoria apoia o retorno da responsabilidade da colheita e frete para a indústria

Clique aqui para ver o vídeo

Presidente Sindicato Rural Ibitinga e Tabatinga (SP), Frauzo Ruiz Sanchez, diz que decisão prejudicará os pequenos produtores

Clique aqui para ver o vídeo

• Leia mais notícias sobre citrus

Agência Estado