Delegação argentina vai à China para firmar acordos agrícolas

Acordos bilaterais serão assinados para expansão do comércio de produtos lácteosO ministro de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julián Dominguez, visita a China nesta semana junto com uma delegação oficial para assinar acordos bilaterais como, por exemplo, a expansão do comércio de produtos lácteos, informou nesta terça, dia 30, a embaixada argentina em Pequim. Durante a visita, também serão discutidos outros laços comerciais no setor de commodities, incluindo tabaco, aves, óleo de soja, sêmen e embriões de bovinos, milho e frutas.

A China é um importante mercado para exportações agrícolas, e os dois países buscam ampliar as parcerias nesta área. Em outubro, o governo chinês concordou em retomar as compras de óleo de soja argentino após uma disputa comercial de seis meses. Neste mês, a Argentina anunciou que voltará a exportar carne bovina para China. Os embarques do produto estavam suspensos desde o surto de febre aftosa no país, em 2006.

Segundo a embaixada, um acordo para exportar cevada deve ser assinado nesta semana. A China depende das importações do cereal para satisfazer 40% do consumo. Já as negociações acerca do comércio de sêmen e embriões de bovinos devem ser concluídas no começo de 2011.