Embrapa estuda espécies arbóreas e plantas de cobertura para restauração ambiental

Sistema agroflorestal conversa meio ambiente e fornece retorno ao produtorA Embrapa Clima Temperado está realizando pesquisas que pretendem estabelecer orientações que auxiliem o produtor rural em práticas de sistemas agroflorestais, adequado para a recuperação de matas ciliares ou áreas degradadas. Para isso, foram implantados na Estação Experimental da Cascata diversos experimentos que em breve poderão identificar quais as espécies arbóreas e plantas de cobertura possuem potencial para a restauração ambiental de áreas degradadas. 

Através do sistema agroflorestal é possível conservar o meio ambiente e fornecer retorno para o produtor.

? Porém, é preciso destacar que o foco deixa de ser a otimização da produção e passa a se considerar a diversificação de culturas, através de estratégias de manejo melhorador do solo e condições ecofisiológicas dos cultivos. Este estilo de cultivo da terra permite produzir alimentos e tornar as terras mais produtivas, ou seja, a produção de alimentos não é um fim em si mesmo, mas um processo que serve para recuperar áreas degradadas e conservar a natureza ? explica o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Joel Cardoso.

Ele salienta que a conservação das matas de borda de rio e de topos de morro é uma exigência do Código Florestal. Esse estabelece que propriedades rurais que possuem nascentes d´água e córregos devem manter suas margens preservadas. É necessário respeitar uma distância mínima dos cursos d´água, pois a mata encontrada nessas áreas mantêm um corredor ecológico que favorece a biodiversidade e protege os recursos hídricos.

? Áreas de grande importância ecológica, cobertas ou não por vegetação nativa não podem sofrer ação humana. Além disso, a agricultura que não respeita esses processos vai futuramente causar problemas a coletividade ? enfatiza Joel.

Segundo ele, a conservação ambiental é possível através dos sistemas agroflorestais que possibilitam recuperação ambiental das matas de borda de rio e topos de morro.

? Isso auxilia na conservação dos recursos hídricos, beneficia o produtor e as propriedades rurais vizinhas. Inclusive, quem mora na cidade também ganha, pois terá água limpa e em abundância ? enfatiza.

Segundo ele, os sistemas agroflorestais incentivam o uso de práticas agrícolas de forma integrada, calcadas em conhecimentos tradicionais. Consiste no plantio de espécies lenhosas perenes (árvores e arbustos) que estão se desenvolvendo em associação com plantas herbáceas (vegetais, pastagens) ou animais, em um arranjo espacial, uma rotação, ou ambos.

? Através da utilização inclusive de árvores frutíferas, associadas às atividades apícolas e ao turismo ecológico ? acrescenta.

? O sistema agroflorestal pode ser sintetizado como um diálogo de vidas, que trabalham de forma cooperada em favor do aumento e qualidade da própria vida do sistema ? informa Joel.