Federação de Agricultura de Mato Grosso contesta restrição ambiental ao crédito rural

Se não conseguir vencer ação coletiva na Justiça, Famato vai orientarações individuais de produtoresÀs vésperas da divulgação do Plano-Safra 2008/2009 para a agricultura comercial, produtores de Mato Grosso estão preocupados. Proprietários temem não ter acesso a parte dos R$ 65 bilhões em crédito rural que devem ser anunciados nesta quarta-feira, dia 2.

O motivo da preocupação está nas restrições de crédito definidas pelo Ministério do Meio Ambiente para propriedades onde houver pendência ambiental. A Federação de Agricultura de Mato Grosso (Famato) é contrária à medida e a questiona na Justiça, como afirmou o assessor jurídico da entidade, Luiz Alfeu.

– Se não conseguimos a liminar em caráter coletivo, vamos orientar os produtores que individualmente procurem o Judiciário ? disse Alfeu, em entrevista ao Mercado e Companhia, nesta segunda-feira, dia 30.

Luiz Alfeu ressaltou que o acesso ao crédito é uma diretriz de política agrícola que beneficia não o produtor, de modo particular, mas a produção rural.