Agricultura

Feira de orgânicos questiona padrão estético dos alimentos

Na feira, produtores apresentaram diversos alimentos que normalmente são desprezados, dialogando com o público e mostrando que é possível consumi-los

Alimentos orgânicos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Sesc Avenida Paulista promoveu neste domingo, 27, em São Paulo, a Feira (Im)perfeita. No evento, o público pôde adquirir uma diversidade de alimentos de origem orgânica e fora dos padrões estéticos.

Na feira, produtores apresentaram diversos alimentos que normalmente são desprezados, dialogando com o público e mostrando que é possível consumi-los.

A atividade faz parte do “Experimenta – Comida, Saúde e Cultura”, projeto que acontece em diversas unidades do Sesc e que traz uma programação voltada para a alimentação e suas conexões com a arte e o bem-estar.

Mercado de orgânicos

Segundo o agricultor Eduardo dos Santos Farias, esses produtos têm muito valor agregado. “Tem a questão da durabilidade, sabor, e agregado a este produto tem toda uma consciência. (…) O orgânico é muito maior do que não usar agrotóxicos, é conceito de conservação no geral e comércio justo”, afirma.

Farias produz, no sítio de quatro hectares da família, em Palhereiros (SP), hortaliças, algumas frutas e legumes nas estações. Ele conta que começou a trabalhar com orgânicos há cinco anos e que tem vendido muito. “A gente nem dá conta, estamos pensando em ampliar a área para melhorar a produção”.

O agricultor diz que existe um mito sobre orgânicos serem mais caros, mas, segundo ele, o problema é que os convencionais são muito baratos. “Tenho colegas que estão passando muito problemas financeiros porque o comércio é violento com o produtor convencional. Essas promoções que vemos nos supermercados, o valor é tirado do produtor. O produtor é sempre empurrado a usar cada vez mais defensivos, adubação química, para ele poder subsistir. Então o orgânico é o conceito de comércio justo, por isso tem as feiras orgânicas, para a gente tentar comercializar direto para o cliente, sem ter um atravessador. A gente consegue uma relação ganha-ganha, com produto de qualidade em um preço bom”, comenta.

Estreia em breve

O programa Seguindo a Comida, parceria entre Canal Rural e BBC News, vai apresentar um pouquinho da jornada dos alimentos, do campo à mesa, e falar sobre os desafios do futuro do agro. Veja o teaser!