Fiscais agropecuários apreendem sementes piratas e agrotóxico proibido para uso no RS Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Fiscais agropecuários apreendem sementes piratas e agrotóxico proibido para uso no RS

Uma ação da Secretaria da Agricultura apreendeu 111 toneladas de semente de trigo piratas e 4.850 litros de agrotóxicos impróprios para uso

Uma ação realizada por 17 fiscais estaduais agropecuários e técnicos agrícolas da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, entre 21 e 25 de junho, apreendeu 111 toneladas de semente de trigo sem procedência e 4.850 litros de agrotóxicos impróprios para uso e comércio, entre eles 1.160 litros de produtos a base de Paraquate, herbicida que está proibido de ser aplicado, comercializado e fabricado no Brasil desde setembro de 2020. Expirou em maio deste ano o prazo para produtores usarem os estoques remanescentes deste pesticida.

Ao todo, foram efetuadas mais de 40 fiscalizações entre comércio, propriedades rurais e responsáveis técnicos, na região das Missões (Palmeira das Missões, Nonoai, Frederico Westphalen, Liberato Salzano, Constantina, Boa Vista das Missões e Seberi).

O chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa), da Secretaria da Agricultura, Rafael Friedrich de Lima, explica que a região alvo da ação vinha sendo monitorada. “O principal objetivo da operação foi justamente coibir a ilegalidade no uso de agrotóxicos vencidos e proibidos, com alteração de lote e de validade, além de impedir que o produtor rural seja vítima de produtos sem qualidade, como as sementes piratas que foram identificadas e que seriam comercializadas”, afirma Lima.

Dentre as irregularidades envolvendo agrotóxicos, os servidores identificaram produtos vencidos, com data e lotes apagados e armazenados em locais sem licença ambiental. Lima relata que durante a fiscalização a equipe recebeu outras denúncias que ainda serão apuradas, como contrabando de agrotóxicos a base de Paraquate vindos da Argentina e comércio de sementes/grãos envolvendo emissão de notas frias para acesso à financiamento agrícola. Foram emitidos 40 termos de fiscalização no comércio, 26 autos de infrações para o comércio, oito autos de infração para profissionais e dois termos de fiscalização a produtor rural.

 

Sair da versão mobile