TOCANTINS

Governo apreende mais de 11 mil litros de defensivos ilegais

Produtos destinados a combate de pragas urbanas estariam sendo desviados para uso agrícola

defensivos agrícolas
Foto: Divulgação

Uma força-tarefa formada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) apreendeu mais de 11 mil litros de defensivos agrícolas ilegais no estado do Tocantins, durante a Operação Ceres II, realizada de 23 a 27 de outubro.

Propriedades rurais foram fiscalizadas em 13 cidades, incluindo Araguatins, Colinas do Tocantins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Palmas, Porto Nacional, Peixe, Tocantinópolis e Xambioá.

Durante as ações, os fiscais identificaram 14 infrações, que resultaram em multas no valor total de R$ 1.048.563,00. As irregularidades observadas foram:

  • Uso de defensivos domissanitários, que têm uso proibido para fins agrícolas, em propriedades rurais e estabelecimentos agropecuários.

Os defensivos domissanitários são produtos químicos utilizados para controle de pragas e vetores em ambientes urbanos, como casas, comércios e indústrias.

Eles são registrados pela Anvisa e têm uso proibido para fins agrícolas.

O uso de domissanitários na agricultura é perigoso, pois esses produtos podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Eles geralmente têm alto poder residual, o que significa que podem permanecer no solo e nas plantas por longos períodos de tempo.

Isso pode contaminar os alimentos e a água, e causar problemas de saúde, como câncer, problemas reprodutivos e neurológicos.

Os produtos apreendidos serão incinerados.


Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!