RELAÇÕES BILATERAIS

Governo brasileira e empresa da China discutem parceria para recuperar pastagens degradadas

Fávaro apresentou o programa do governo federal que visa recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas

pastagens degradadas, pastagem degradada
Foto: Embrapa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (10), em Brasília, representantes do Grupo Citic, uma empresa de investimento estatal chinesa.

O objetivo do encontro foi discutir possibilidades de parceria entre os dois países no setor agrícola, com foco na recuperação de pastagens degradadas.

Fávaro apresentou o programa do governo brasileiro que visa recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas

O projeto, que prevê investimentos de R$ 40 bilhões, tem o objetivo aumentar a produção agropecuária sem precisar de desmatamento.

O presidente do Grupo Citic, Hexin Zhu, disse que a iniciativa é interessante e demonstrou interesse em fazer investimentos e parcerias na recuperação de solos degradados para conversão em áreas produtivas agrícolas.

“Temos interesse em avançarmos na parceria com o Brasil e aproveitar o momento favorável de estabilidade política e econômica proporcionado pelo presidente Lula. Por isso buscamos o apoio do ministério para aumentar ainda mais os investimentos no país”, disse Zhu.

A Citic já investe no Brasil desde 2017, por meio de uma subsidiária que atua no setor de sementes na região de Ribeirão Preto (SP).

A empresa também manifestou interesse em expandir sua atuação no país, com investimentos em produtos químicos e fertilizantes, e ainda em armazenamento.