Governo quer fundo para elevar investimento em agricultura familiar

Recursos viriam das empresas de biodiselO governo estuda a criação de um fundo que arrecadaria recursos das empresas de biodiesel para aumentar os investimentos em agricultura familiar. A informação é do coordenador da Comissão Executiva Interministerial de biodiesel da Casa Civil, Rodrigo Rodrigues. Segundo ele, o fundo seria um instrumento vinculado ao aumento da mistura de biodiesel no diesel.

– O governo quer uma contrapartida financeira para investir na agricultura familiar e o fundo é uma ideia que está sendo discutida – disse.

Rodrigues explicou que, caso a mistura seja elevada para 10%, por exemplo, além dos investimentos que as empresas do setor de biodiesel já fazem diretamente em agricultura familiar, elas também teriam de contribuir para este fundo. Para o executivo da Casa Civil, seria uma forma de distribuir a maior renda que estas empresas teriam com o aumento da mistura.

O presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Batistella, entende que o fundo deveria ser uma alternativa para o setor investir em agricultura familiar.

– O setor poderia, então, decidir se investiria diretamente na agricultura ou colocaria os recursos no fundo para que o governo decidisse o melhor investimento – disse.

Segundo Batistella, o fundo pode ser uma boa alternativa se funcionar para reduzir os custos que o setor tem hoje para investir em agricultura familiar diretamente para ter acesso ao selo social, o qual permite a participação em uma maior fatia dos leilões de compra do governo.

Agência Estado