Diversos

Agricultura familiar: confira os produtos com desconto no Pronaf em março

Lista com artigos e estados contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar tem validade de 10 de março a 9 de abril deste ano

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta sexta-feira, 5, a relação dos produtos agrícolas que têm bônus de desconto aos agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os valores se referem ao mês de fevereiro de 2021.

A lista com os produtos e os estados contemplados pelo Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) tem validade de 10 de março a 9 de abril deste ano, conforme a Portaria nº 12, da Secretaria de Política Agrícola.

Os produtos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: abacaxi (SE), banana (AL, PB e PE), batata (RS), castanha de caju (BA, PB, PE e PI) e maracujá (BA e CE).

De acordo com a Companhia Nacional da Abastecimento (Conab), apenas a batata no Rio Grande do Sul não constava na lista de bonificação de fevereiro. A maior oferta no estado do tubérculo, em função da intensificação da colheita, teria ocasionado a queda de preços pagos ao produtor.

Manga, cará, inhame e raiz de mandioca tiveram elevação nos preços e deixaram de bonificar em março. O preço da banana em Roraima foi influenciado positivamente pelo clima, o que melhorou a qualidade do produto e o seu valor de comercialização, diz a Conab. Já a oferta de raiz de mandioca em Rondônia diminuiu, contribuindo para o aumento do preço.

Os maiores percentuais de bônus ficaram por conta da castanha de caju em Pernambuco (29,9%) e da banana no estado de Alagoas (28,27%).