Produtores de Lucas do Rio Verde (MT) estimam quebra de safra em 10% | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de Lucas do Rio Verde (MT) estimam quebra de safra em 10%

Pancadas de chuvas não chegam e ainda 30% dos 250 mil hectares de soja da cidade estão vazios e fora da janela ideal de cultivo

Manaíra Lacerda | Lucas do Rio Verde (MT)

Em Lucas do Rio Verde, no médio-norte de Mato Grosso, os produtores já esperam quebra de 10% nas lavouras de soja. A má qualidade das sementes e o clima instável são os principais fatores que diminuirão a produção no município. O plantio, inclusive, sequer acabou. As pancadas não chegam e ainda 30% dos 250 mil hectares de soja da cidade estão vazios e fora da janela ideal de cultivo.

• Produtividade da soja comprometida em Sorriso (MT)

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde Gilberto Eberhardt, o problema ainda é mais grave por causa da qualidade das sementes. Os dois fatores explicam esta quebra de dois dígitos ou quase 75 mil toneladas a menos.

– Tivemos uma estiagem de 29 a 30 dias em algumas regiões após o plantio, isso resultou em um grande replantio. Tem pessoas, produtores reclamando que receberam sementes com qualidade abaixo do que é esperado de germinação e, com isso, está existindo uma grande dificuldade de substituir essas semente junto ao produtor. As empresas não estavam preparadas com o volume de sementes que está faltando no mercado – explica o dirigente.

O produtor Elcio Rossetto terminou, há 20 dias, o plantio de 260 hectares de soja. Ele conseguiu fugir do problema climático, mas não escapou da baixa qualidade da semente e precisou replantar 15 hectares.

– A semente está chegando com vigor baixo, aí plantamos com umidade e a soja nasceu toda manchada, tivemos que replantar. Todo o veneno utilizado foi perdido, mais óleo diesel, plantio e serviço – lamenta.

E o caso de Rossetto não é rato no estado. Durante a passagem da Caravana Soja Brasil, que já passou por seis municípios produtores até o momento, as reclamações com o clima e qualidade das sementes são constantes. A quebra de safra já é uma realidade.

Veja a reportagem:

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile