Lula reafirma preocupação com falta de crédito como reflexo da crise

Apesar de revelar apreensão, presidente garantiu que não existe um gabinete de criseO presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a destacar sua preocupação com a falta de crédito no Brasil como um dos possíveis reflexos da crise econômica dos Estados Unidos. A declaração foi feita nesta terça, dia 30, em Manaus, onde Lula reuniu-se com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, do Equador, Rafael Correa e da Bolívia, Evo Morales.

Apesar de revelar preocupação, Lula garantiu que não existe um “gabinete de crise” [grupo ministerial formado para tratar do assunto no Brasil], mas declarou que tem se reunido sistematicamente com o presidente do Banco Central e com os ministros da Fazenda e da Indústria e Comércio Exterior para tratar da política econômica nacional.

? Até o momento, não tivemos problemas com a crise financeira dos Estados Unidos. O que pode acontecer com alguns países, não só com o Brasil, é que a crise gere problemas de crédito. Mas tenho me reunido sistematicamente com ministros e com o presidente do Banco Central. Em se tratando de política econômica, o trabalho deve ser feito com tranqüilidade e transparência ? disse.

Depois da reunião, Lula e Chávez participaram de uma reunião bilateral ampliada para assinatura de diversos acordos envolvendo os dois países. Entre eles, estão termos de cooperação técnica para implementação de programas de agricultura familiar e cooperação industrial no Brasil e na Venezuela.

O presidente venezuelano também se mostrou preocupado com possíveis reflexos da crise econômica norte-americana. Na opinião de Chávez, é preciso garantir mais integração entre os países latino-americanos para fortalecer as economias dessas nações.