Marinha deve contratar 117 profissionais para portos

Profissionais devem ter amplo conhecimento de navegação e domínio de inglêsApesar de pouco conhecida, a profissão de prático é de extrema importância para a segurança de portos, embarcações e até do meio ambiente. Atualmente, há no Brasil cerca de 400 desses profissionais, responsáveis pelas manobras das embarcações nos portos. Ainda neste mês, outros 117 devem ser aprovados em processo seletivo realizado pela Marinha. Profissionais que devem ter amplo conhecimento de navegação e domínio de inglês

Dos aprovados, 22 devem ser escalados para o Porto de Santos (SP), o maior terminal portuário da América Latina, onde a reportagem do Canal Rural esteve para conhecer passo o trabalho dos práticos. No terminal, são feitas quatro manobras por dia, em média. Algumas duram cerca de três horas, geralmente sob tensão.

No centro de operações, o serviço funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. E tem controle rigoroso. Luiz Affonso Christo, ou, simplesmente, Christo, é um dos práticos do Porto de Santos. Ele entra em ação a partir do momento em que o centro de operações da praticagem recebe o chamado. Ele confere as coordenadas, o nome do navio que precisa manobrar e vai ao trabalho.

– É um trabalho que te exige bastante porque você tem que ficar praticamente vinte e quatro horas no ar, porque é um trabalho vinte e quatro horas. O porto não pára e a gente está aqui pra cumprir essa missão.

A chegada à embarcação é feita de lancha. Dali, Christo sobe por uma escada até chegar ao navio. A lancha não espera. Assim que o prático firma os pés nos primeiros degraus, ela deixa o local. Para o prático, tranqüilo. Em pouco segundos, ele está à bordo do navio que vai manobrar, cuja altura mede em torno de sete metros, aproximadamente um prédio de três andares. Para quem não está acostumado à situação, não é tão simples e leva bem mais tempo.

O prático deve assessorar o comandante nas manobras de atracação e saída de navios em portos, baías, e canais. Por alguns momentos, pelo conhecimento técnico e do local onde vai manobrar, é ele quem assume o comando. No caso de Luiz Affonso Christo, a embarcação que vai ser manobrada é de tripulação indiana e está no Brasil para embarcar uma carga de 6,9 mil toneladas de etanol brasileiro, com destino à Holanda.

– Nós estamos num navio químico então é um navio especial. Isso a gente tem que ter sempre em mente também. São navios que transportam cargas perigosas. Um navio que, qualquer falha as conseqüências são desastrosas pro meio ambiente. Então é uma manobra bastante delicada ? explica Christo.