Aplicação do crédito Fomento no Acre apresenta resultados

Frutos do investimento, equivalente a R$ 637 mil, já são comprovados no desenvolvimento de atividades produtivasA primeira experiência com aplicação do crédito fomento no Acre, modalidade criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio do Incra para incentivar a atividade produtiva nos assentamentos da reforma agrária, apresenta resultados positivos junto às 221 famílias assentadas.

Os frutos do investimento, equivalente a R$ 637 mil, já são comprovados no desenvolvimento de atividades produtivas como criação de galinhas, ovelhas, gado leiteiro e construção de pequenas casas de farinha nos assentamentos acrianos Ivo Neves, Uirapuru, Polo Chico Mendes, Lídia Craveiro, Geraldo Fernandes, Boa Vista e João Batista.O objetivo é fomentar e estimular a geração de renda com o excedente produtivo e garantir segurança alimentar.

No Acre, a primeira aplicação dessa modalidade de crédito foi possível graças à iniciativa do agrônomo servidor do Incra Joaquim Rocha, que tomou pra si os desafios que esbarravam principalmente na desorganização social das comunidades, carência de assistência técnica e falta de profissionais para tocar o projeto, que requer várias etapas.

Dois anos depois, a colheita dos frutos das novas culturas produtivas indicam um ânimo a mais nesses assentamentos pertencentes à região do município de Sena Madureira – distante cerca de 200 quilômetros da capital Rio Branco. Os destaques ficam para a criação de galinhas, produção de mandioca e construção de casas de farinha, aquisição e criação de gado leiteiro e a criação de ovinos.

Essas atividades vêm conquistando sucesso graças a avanços na organização social. Dentre os avanços, está a fundação da Associação dos Criadores de Ovinos do Estado do Acre. A partir daí, adoção de técnicas para melhoramento genético dos animais, investimentos em pastagens adequadas para ovinos e construção de frigorífico para abate dos ovinos. Já está em andamento o projeto para atendimento aos mercados do Rio de Janeiro e Manaus.

A produtora Maria Aparecida Oliveira lembra que o servidor do Incra responsável pelo projeto iniciou um trabalho de formiguinha.

? Primeiro, esclarecendo sobre a importância da organização social. Depois, mostrando como a criação de ovinos poderia trazer grandes retornos porque o solo favorece que tenha pastagem o ano inteiro ? afirma.