Ministério da Agricultura aprova zoneamento agrícola para maracujá

Normas indicam áreas aptas para o cultivo da fruta em oito Estados e no Distrito FederalO zoneamento agrícola para o plantio do maracujá em oito Estados e no Distrito Federal foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As Portarias 281 a 289, publicadas no Diário Oficial da União dessa quinta, dia 26, indicam as áreas aptas e períodos de plantio com menor risco climático no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Para o maracujazeiro são recomendados solos areno-argilososos, acima de 60 cm de profundidade e bem drenados. As normas técnicas indicam os municípios aptos ao cultivo em sequeiro e irrigado. Planta originária da América tropical, o maracujá desenvolve-se bem em regiões de altitudes entre cem metros e mil metros e temperaturas médias anuais entre 20 graus e 32 graus.

O pomar necessita de 11 horas de luz ao dia, no mínimo, para a produção de frutos com aspecto, sabor e aroma de qualidade. Ventos frios afetam o florescimento, interferindo no desenvolvimento dos frutos. Ventos quentes e secos murcham e diminuem a quantidade e qualidade dos frutos. No Brasil, são cultivados o maracujá amarelo ou azedo, o roxo e o doce.