Monsanto prevê alta de até 10% nos preços de milho transgênico para 2013

Aumento seria reflexo da elevação observada em 2012 e representaria uma maior consistência junto ao produtorA companhia norte-americana de sementes Monsanto prevê um aumento de 5% a 10% nos preços de suas sementes transgênicas de milho em 2013, conforme mais produtores migrarem para variedades mais elaboradas, afirmou nesta quarta, dia 27, o executivo-chefe Hugh Grant.

O aumento seria um reflexo da elevação observada em 2012 e representaria uma maior consistência junto ao público alvo. Produtores compraram menos da Monsanto em 2010, por causa de um aumento expressivo nos preços da nova semente premium de milho, SmartStax.

– O aumento vai ao encontro da consistência que queremos reforçar junto aos clientes produtores – declarou Grant, em conferência para discutir os resultados do terceiro trimestre.

A empresa, que registrou aumento de 35% no lucro do terceiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, não prevê que a expansão da área plantada com milho nos Estados Unidos observada neste ano se repita em 2013, segundo o diretor financeiro Pierre Courduroux. Estima-se que produtores tenham cultivado 95,9 milhões de acres (38,81 milhões de hectares) com milho, a maior desde 1937, conforme dados do governo.

Grant afirmou que a Monsanto planeja produzir quantidade de sementes suficiente para atender à demanda para cultivo de outros 96 milhões de acres, se necessário. Produtores de sementes estão enfrentando um clima quente e seco, que poderia reduzir a produção pelo segundo ano consecutivo. Embora a maior parte das áreas com semente de milho da Monsanto seja irrigada, o executivo torce por chuvas.

– Seria muito bom ver uma forte chuva em algum momento – admitiu o executivo-chefe.