Plano de Revitalização da Reserva marca comemoração de três anos da ICMBio

Celebração ocorreu no Parque Nacional, em BrasíliaOs três anos de existência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram comemorados nesta sexta, dia 27, em Brasília com a assinatura de portarias e decretos ligados à proteção ambiental.

A celebração ocorreu no Parque Nacional, em Brasília. O instituto anunciou o Plano de Revitalização da Reserva, que tem mais de 30 mil hectares. Foi formalizado convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social para o repasse de 65 mil metros cúbicos de madeira apreendida em exploração ilegal. O material será vendido e o valor repassado ao programa Fome Zero.

? É a consolidação macro de governo na consolidação das áreas protegidas e na consolidação do instituto ? disse o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Mello.

Também foram assinados portarias e decretos, que incluem a aprovação de planos de manejo de sete unidades de conservação, a criação de seis áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural nos Estados de Sergipe, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, e 14 novos planos de preservação de espécies, beneficiando 77 espécies da fauna e flora.

Nos últimos três anos, seis milhões de hectares foram transformados em áreas protegidas no país e 23 unidades de conservação foram criadas, principalmente na Amazônia.

? Tem muito trabalho a ser feito, mas sem sombra de dúvida tivemos avanços significativos nos últimos três anos na agenda institucional, relativa à área federal na conservação da biodiversidade ? diz a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Um contrato de concessão do uso da terra, assinado entre o ICMBio e o Incra, deve regularizar a situação de mais de 2,1 mil famílias.