Presidente Lula afirma que Brasil está tranqüilo em relação à inflação

Segundo ele, país tem os índices de preços mais controlados entre emergentes, mas não deixa de ser alvo de especulaçãoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está em situação tranqüila em relação à inflação. Durante o lançamento do Plano Safra para a agricultura familiar, em Brasília, ele acrescentou que, entre os emergentes, é o país com inflação mais controlada, embora não deixe de ser alvo de especulações.

? Sempre aparece um ou outro que quer ganhar um pouco de dinheiro especulando a expectativa inflacionária para poder antecipar seus próprios preços. Tudo isso olhamos com muito cuidado e não há motivo para perder meia-hora de sono.

No discurso, Lula voltou a rebater a tese de que os biocombustíveis do Brasil tenham responsabilidade na alta dos preços internacionais de alimentos. Defendeu que é importante refletir sobre o assunto não para apontar culpados, mas para encontrar a solução correta.

? Não vamos aceitar essa conversa atravessada. Vamos saber onde está o erro e corrigir.

Lula disse também acreditar que os preços do petróleo, que impactam sobre os custos de produção, vão sofrer ajuste. As cotações do produto no mercado internacional ultrapassam os US$ 140. Segundo o presidente, mais do que um grande consumo, há uma intensa especulação.

? Temos no mercado de futuro, especulando com petróleo, a mesma quantidade de barris que a China consome. Temos uma China real comprando petróleo e transformando em riqueza e outra, irreal, que é a especulação.

Amazônia e subsídios

Luiz Inácio Lula da Silva rebateu críticas ao desmatamento da Amazônia, ressaltando que o país ainda conserva mais de 60% da floresta original. O presidente contestou também a tese de internacionalização da Floresta Amazônica.

Os subsídios à produção agrícola nas nações mais ricas também voltou a ser alvos de críticas do presidente da República. Segundo Luiz Inácio Lula da Silva, a política impede o acesso dos produtos das nações em desenvolvimento a mercados importantes.