Produtores de mandioca discutem preço com indústria | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de mandioca discutem preço com indústria

Encontro será para discutir o preço mínimo pago ao produtor que está defasadoRepresentantes da Associação Brasileira dos Produtores de Mandioca (Abam) discutirão com as indústrias o preço mínimo pago ao produtor do Paraná. O valor está defasado desde 2013. A reunião acontece nesta quarta, dia 1º, em Paranavaí.

Fonte: Canal Rural

A Abam pretende discutir com os representantes da indústria valores que sejam favoráveis ao setor e aos produtores. A indústria alega que os custos de produção subiram muito, principalmente com a energia elétrica, após dois reajustes no valor da tarifa. A eletricidade corresponde a 40% dos custos industriais.

Além disso, a grande oferta da raíz para o período ajuda a pressionar os preços para baixo. O presidente da Associação, Eduardo Pasquini, informa ainda que deve se reunir com os produtores novamente no máximo até quinta, para definirem a situação do setor no Paraná.

Manifestação

Na segunda, 30, os produtores paranaenses de mandioca bloquearam rodovias que dão acesso às indústrias e interromperam a colheita, como forma de protesto contra a queda no preço do produto. Eles ainda se reuniram para relatarem os prejuízos que estão tendo nas lavouras.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin, o principal ponto a ser discutido com o setor é a falta de políticas públicas para a produção de mandioca.

Sair da versão mobile