SUPERAÇÃO

Abertura Nacional da Colheita da Soja celebra retomada do Rio Grande do Sul

Evento ocorreu nesta sexta-feira, no município de Tapera. Estado deve colher cerca de 22 milhões de toneladas de soja neste ciclo

Foi nesta sexta-feira (1), em Tapera, no Rio Grande do Sul, que ocorreu a celebração dos resultados de mais uma safra de soja.

A Abertura Nacional da Colheita – Safra 23/24 marcou a retomada do estado ao posto de segundo maior produtor do grão do país após dois ciclos seguidos de estiagem severa.

De acordo com dados divulgados por analistas de mercado presentes no evento – e em linha com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – os gaúchos devem colher cerca de 22 milhões de toneladas da oleaginosa nesta temporada.

Colheita da soja: 1ª vez no RS

Esta foi a primeira vez que a Abertura Nacional da Colheita da Soja, realizada pela Aprosoja Brasil e Canal Rural há quase 15 anos, ocorre no Rio Grande do Sul.

Quem sediou a ocasião foi a Fazenda Grandespe Sementes, da família Starlick. Na propriedade, a soja é semeada em 4 mil hectares. Os primeiros talhões colhidos neste ciclo demonstraram desempenho muito acima do esperado: mais de 90 sacas por hectare.

Além do enfileiramento das máquinas, o evento também contou com paineis de discussão com especialistas da cadeia da soja, centrados nos temas Mercado e Políticas Agrícolas.