Chuvas diminuem nas áreas de soja do Rio Grande do Sul nesta quarta | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuvas diminuem nas áreas de soja do Rio Grande do Sul nesta quarta

Além de destacar um município por estado do país, o Projeto Soja Brasil irá destacar as condições climáticas para a Fronteira Oeste do RS, que tem sofrido com o excesso de precipitações

A formação de um frente fria no sul do Brasil tem trazido mais temporais para o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de 80 km/h e acumulados de quase 90 mm em Maquiné, no extremo nordeste do estado. Fortes temporais também foram observados entre o estado de São Paulo e Minas Gerais, como em Barbacena, que acumulou mais de 90 mm em 24 horas. Vale observar que os paulistas tiveram chuva intensa nesta madrugada de quarta-feira (dia 16), com acumulados de entre 35 mm e 20 mm no Vale do Paraíba.

SUL

Uma nova frente fria se forma e avança pela costa da região Sul, o que mantém os temporais desde o Rio Grande do Sul até o Paraná nesta quarta-feira. Os maiores acumulados ficam concentrados na metade leste gaúcha, além do sul catarinense e leste paranaense. No entanto, apesar dos acumulados menos expressivos, há risco para temporais sobre praticamente toda a região. As pancadas ocorrem acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Além disso, há rajadas de ventos acima de 70 km/h no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Outro destaque é calorão que segue intenso mesmo com o tempo instável.

Especial Fronteira Oeste do RS

Em Alegrete (RS) deve chover 11 milímetros nesta quarta, dia 16, sendo boa parte pela manhã (8 mm) e o restante à tarde (3). As temperaturas devem chegar a 40ºC a tarde e 28ºC à noite. Já em Uruguaiana o tempo deve dar uma trégua e por lá deve chover apenas 5 milímetros na parte da manhã. A temperatura sobe para 31ºC a tarde e ainda mais a noite, chegando a 36ºC.

SUDESTE

Tempo instável, chuva e risco de temporais em áreas do Sudeste devido instabilidades no alto da atmosfera, além da aproximação de mais uma frente fria. O potencial para temporais ficam concentrados em áreas do interior paulista e de Minas Gerais, onde as pancadas ocorrem acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas, rajadas de ventos e eventual queda de granizo. O tempo firme predomina no norte mineiro e norte capixaba devido a atuação de uma massa de ar seco.

CENTRO-OESTE

A expectativa é de tempo instável e pancadas de chuva em toda a região central do país devido instabilidades no alto da atmosfera. A chuva ocorre de forma rápida, intercalada com períodos de sol e calor, o que aliás, serve de combustível para os temporais. As pancadas devem vir acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas no leste de Mato Grosso do Sul, além de áreas de Goiás.

NORDESTE

O tempo continua instável e a chuva ocorre em boa parte da região Nordeste devido instabilidades no alto da atmosfera. As pancadas são rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. No entanto, o tempo firme predomina apenas em áreas da Bahia, extremo sul do Piauí, além de áreas do interior de Pernambuco, Alagoas e Sergipe por conta de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.

NORTE

Quarta-feira com instabilidades tropicais mantendo a variação de nebulosidade e chuva sobre toda a região Norte do país. Dessa vez, os maiores acumulados ficam concentrados em áreas do Amazonas e do Pará, enquanto que nas demais áreas, a chuva é rápida e sem grande intensidade.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile