PR: por enquanto, colheita da soja só acontece na região de Pato Branco, diz Deral Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

PR: por enquanto, colheita da soja só acontece na região de Pato Branco, diz Deral

Segundo a entidade, com o retorno das chuvas, 83% das lavouras estão em boas condições e 4% já estão prontas para colher

A colheita da soja já começou no Paraná, ou melhor, no núcleo regional Pato Branco, já que as demais 19 regiões ainda não começaram os trabalhos. Até o momento 642 hectares foram colhidos por lá, contra os 192 de uma semana antes, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral).

A entidade destaca que as lavouras estão melhores no Paraná nesta semana, chegando a 83% das áreas em boas condições, 14% em médias e 3% ruins. Na semana anterior 82% estavam em boas condições, 15% em condições regulares e os mesmos 3% estavam ruins.

A maioria das lavouras está em fase de enchimento de grãos por lá, 36% em floração, 5% em germinação e 4% estão prontas para colheita. Na semana passada, 44% estavam em enchimento de grãos, 43% em floração, 10% em germinação e 2% prontas para colher.

Campo Mourão

O desenvolvimento das lavouras de soja em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, é considerado muito bom. Conforme o engenheiro agrônomo da Coamo, Lucas Gouvea, não faltam chuvas sobre a região.

“Choveu por aqui no último final de semana, a meteorologia indica novas precipitações até quarta-feira, voltando no sábado. Isso favorece a recuperação das lavouras que sofreram com as secas no início da safra. Temos tido só notícias boas desde então”, comemorou.

A área plantada com soja na região é estimada em 56,7 mil hectares. A produtividade é projetada em 4,2 toneladas por hectare.

As lavouras se dividem entre as fases de florescimento (15%), frutificação (80%) e maturação (5%). A colheita, devido ao atraso no plantio, deve começar na segunda quinzena de fevereiro.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile