Proposta de mudança do Código Florestal deve ficar pronta em abril

Relator acredita que matéria será votada ainda este ano, mesmo com eleiçõesA proposta de mudança do Código Florestal deverá ficar pronta no próximo mês. A comissão da Câmara dos Deputados criada para da para analisar as 11 propostas de alterações ou revogação quer uma solução para agradar tanto ruralistas como ambientalistas.

Até agora foram 39 audiências públicas em 18 Estados. Nesta quarta, dia 24, os deputados ouviram o governador do Piauí,Wellington Dias (PT), que ressaltou a necessidade de conciliar desenvolvimento econômico com proteção do meio ambiente.

Ele também sugeriu a estruturação de uma espécie de câmara de compensação para estabelecer mecanismos que transfiram recursos das regiões responsáveis pelos maiores níveis de emissões de gases nocivos à camada de ozônio às de maiores níveis de reservas ambientais.

? Ou se cria um mecanismo para quem emitir mais compensar quem faz as maiores captações de carbono, ou a gente não tem muita sustentação ? declarou.

A previsão era de que a proposta de um novo código fosse apresentada neste mês na comissão, mas o relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), ainda quer ouvir mais pessoas para construir um consenso. Com isso, o relatório só deve ficar pronto no próximo mês.

? É possível construir um acordo para que a matéria seja aprovada ainda neste ano, mesmo havendo eleições pela frente ? garante o parlamentar.