Sebrae investe R$ 37 milhões em agricultura orgânica e agroecologia

Apostar nos orgânicos é apostar no desenvolvimento sustentável do país, diz o diretor Luiz Carlos Barboza, na abertura de eventosA agricultura orgânica é um dos setores "portadores de futuro" no mundo, disse na última quarta, dia 28, o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, durante a abertura da '7ª edição da BioFach América Latina' e da '5ª edição da ExpoSustentat'. Os dois eventos ocorrem simultaneamente no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Foram três dias de exposições, palestras, fóruns e rodadas de negócios.

Segundo Barboza, ao investir na agricultura orgânica e na agroecologia, o Sebrae também aposta no desenvolvimento de um Brasil mais sustentável. A Instituição participa dos dois eventos com estandes e no apoio à presença de pequenos produtores de diferentes regiões do país.

? A realização de feiras, como a Biofach e a Expo Sustentável são importantes para reforçar o trabalho que o Sebrae desenvolve com o objetivo de mostrar o potencial do mercado orgânico. O esforço maior tem sido com relação ao Comércio Justo. Temos trabalhado para mostrar que sozinho o pequeno produtor não chega no mercado ? diz a coordenadora nacional da carteira de Orgânicos no Sebrae, Newman Costa.

Em agroecologia, com o projeto Produção Agroecológica Sustentável (PAIS), desenvolvido em parceria com o Banco do Brasil, o Sebrae já investiu cerca de R$ 20 milhões em sete mil unidades de produção.

Nos estandes do Sebrae estavam presentes pequenos produtores dos Estados de GO, MS, RN, PR, AL, BA, ES, RS, CE, e PA com produtos orgânicos com certificação, como cachaça, café, carne bovina, frango, ovos caipira, laranja, mel, feijão, vinho, açúcar, cajuína, geléias das mais diferentes frutas, entre outros.

Para o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, o mundo vive hoje uma crise ambiental mais grave do que a financeira.

? A solução para a preservação ambiental passa necessariamente pela agricultura, com a preservação dos solos, das águas e da vegetação ? avaliou Guimarães.

A produção de orgânicos está diretamente vinculada à agricultura familiar que, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, aglutina 4,1 milhões de unidades produtivas e responde por 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, representando 10% do PIB nacional. Trabalham na agricultura familiar cerca de 12 milhões de brasileiros.

Para o secretário de Agricultura de São Paulo, João Sampaio, os orgânicos estão deixando de ser um nicho de mercado para se tornarem um ramo agrícola importante.

? Hoje está concentrado na agricultura familiar, mas tem condições de expandir para as médias e grandes propriedades, ganhando escala e mercado ? concluiu Sampaio.