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Serviços digitais do Mapa geram economia de R$ 43 milhões ao produtor rural

Segundo o ministério da Agricultura, a pandemia agilizou a transformação de serviços virtuais que antes eram realizados de forma presencial

Home idoso no campo com um computador no colo acessando a internet
Foto: Governo de Goiás

A pandemia de coronavírus motivou uma mudança dos serviços prestados pelo Ministério da Agricultura (Mapa). Desde o início de março de 2020, foram transformados em digitais 50 serviços públicos, com atendimento completamente virtual.

De acordo com a Secretaria-Executiva do Mapa, os serviços digitais já beneficiaram mais de meio milhão de pessoas e empresas, com uma redução de custos para esse público estimada em R$ 43 milhões ao ano e para o poder público em R$ 117 milhões ao ano.

Segundo Glauber Pereira, coordenador do escritório de processos do Mapa, o Ministério vem aperfeiçoando os serviços digitais com o Plano Digital, em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

“Com a pandemia, intensificamos a digitalização de serviços, em um ano e meio transformamos 81 serviços digitais, alguns migraram para o digital e outros nasceram digital. A meta para 2021 é ter mais 77 serviços transformados em digitais”.

Ao fazer um balanço do ano, o ministério da Agricultura informa que mais de 20 serviços migraram para o digital, como o e-Sisbravet, ferramenta eletrônica para modernização da gestão da vigilância das doenças dos animais, o Sigep e o sistema de gerenciamento de estudos epidemiológicos. As ferramentas tecnológicas também foram utilizadas para a obtenção de crédito rural e ainda vão permitir o registro de equipamentos agrícolas, como propõe a plataforma ID Agro.