Soja: fim de semana com chuvas no Sudeste e Nordeste, mas seco no Sul

Segundo a Somar Meteorologia, o Rio Grande do Sul só verá o retorno das precipitações a partir de segunda-feira de carnaval

Nesta sexta-feira alguma precipitações ainda atingem a região Sul do país, mas com fraca intensidade. No Sudeste e Nordeste as chuvas constantes continuem e ainda podem provocar transtornos. A partir de sábado, os estados do Sul devem registrar tempo seco de forma generalizada, condição que persiste até domingo. Já a região do Matopiba, São Paulo e Minas Gerais seguem com grandes instabilidades durante todo o fim de semana.

Sexta-feira

SUL

Sexta-feira de sol na maior parte da região Sul, devido à atuação da massa de ar seco. São esperadas pancadas de chuva entre o norte do Paraná até o norte catarinense, por conta da região de baixa pressão atmosférica e dos ventos que sopram do mar contra a costa, porém com baixo volume e sem risco para temporais. As temperaturas aumentam cada vez mais no sul do país tanto pela manhã quanto à tarde, e assim o calor volta a predominar.

SUDESTE

Ainda chove a qualquer hora do dia entre o leste de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Aliás, nessas áreas o dia fica com tempo encoberto e o volume de água será elevado devido à persistência das áreas de baixa pressão atmosférica na costa da região. Aliás, em áreas mais elevadas do Rio há risco para dos acumulados atingiram facilmente os 70 mm. A chuva diminui aos poucos no sul de São Paulo, e o sol volta a aparecer por mais períodos ao longo do dia. As temperaturas seguem amenas onde a chuva segue forte e nas demais áreas as temperaturas aumentam na parte da tarde.

CENTRO-OESTE

Sexta-feira de pancadas mais expressivas no leste de Goiás, incluindo Goiânia e Brasília, com maior volume, chuva a qualquer momento e risco para trovoadas. Aos poucos a chuva diminui em Mato Grosso do Sul, mas ainda chove em grande parte do estado, apenas no sul do estado o tempo volta a ficar firme e o sol volta a predominar. Temperaturas seguem em elevação.

NORDESTE

Calor em todo o Nordeste devido aos períodos de sol ao longo do dia, porém as nuvens carregadas se formam a qualquer momento e provocam pancada de chuva persistentes entre oeste da Bahia, Maranhão e Piauí, com acumulados próximos de 30 mm. Nas demais áreas a chuva é pontual. No entanto na costa da Bahia e Sergipe, o dia segue com tempo firme.

NORTE

Calor e pancadas de chuva a qualquer hora no norte do Brasil. O volume será mais elevado entre o Acre, Tocantins e leste do Pará, com potencial para trovoadas. Nas demais áreas o sol ainda aparece entre períodos de melhoria e as temperaturas seguem elevadas na parte da tarde. Roraima terá mais um dia se sol, intercalado com pancadas isoladas.

Sábado

SUL

Sábado de sol e calor em quase todo o sul do país. Chove pouco desde o norte do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná, por influência de uma região de baixa pressão atmosférica. No Rio Grande do Sul o calor é mais intenso, com a aproximação de uma nova frente fria, porém que não deve trazer muita chuva para o estado, apenas no extremo sul chove de forma pontual. Nas demais áreas da região o predomínio é de sol e poucas nuvens. Os ventos no sul gaúcho ganham força e podem chegar aos 60 km/h.

SUDESTE

Chuva a qualquer hora entre a metade sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde o dia vai ser marcado por muitas nuvens e tempo mais fechado. Entre o interior fluminense e o leste mineiro, as instabilidades ganham força e os acumulados podem chegar aos 60 mm, com risco também de precipitação a qualquer instante. Entre o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e o estado de São Paulo o sol aparece ao longo do dia, e a chuva acontece preferencialmente a partir da tarde, garantindo a elevação das temperaturas.

CENTRO-OESTE

Pouca mudança no tempo no centro do país. O dia será de predomínio de sol entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apenas em parte de Goiás o tempo fica fechado e com risco de chuva a qualquer momento. Em grande parte da região, as pancadas acontecem a partir da tarde, exceto o sul de Mato Grosso do Sul, onde o tempo firme predomina por conta de uma massa de ar seco.

NORDESTE

Sábado de chuva em todo o Nordeste. Entre um dia com períodos de sol, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer momento, especialmente no interior e no norte da região. Enquanto no leste as pancadas ocorrem principalmente a partir da tarde, de forma isolada e com baixo volume.

NORTE

Sol e chuva isolada em Roraima, enquanto nas demais áreas da região as pancadas acontecem entre a tarde e à noite, após um dia bastante quente e abafado. Chove mais forte entre Tocantins e sul do Pará.

Domingo

SUL

A frente fria se afasta em direção ao oceano e o tempo seco ainda predomina em grande parte da região. Apenas entre o Santa Catarina e o norte do Paraná, as pancadas ainda acontecem de forma fraca e isolada. As temperaturas aumentam ainda mais e o calor ganha força na Região Sul.

SUDESTE

Domingo de tempo instável em grande parte do Sudeste, devido a persistência das áreas de baixa pressão atmosférica, um no norte de São Paulo e outro na costa do Sudeste e mais o corredor de umidade. Entre o sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira e sul do Rio de Janeiro, a nebulosidade predomina com risco de chuva a qualquer hora, já no centro de Minas Gerais, a chuva é mais forte e há risco para temporais, com alagamentos em Belo Horizonte e acumulados que alcançam os 50 mm. Nas demais áreas a chuva acontece entre a tarde e a noite, apenas no norte mineiro o tempo firme predomina e as temperaturas da tarde ficam bastante elevadas.

CENTRO-OESTE

Domingo de chuva ganhando força entre o leste de Mato Grosso e o norte de Goiás, onde os acumulados alcançam 30 mm. Nas demais áreas da região, o sol aparece na primeira metade do dia, e as pancadas acontecem entre a tarde e a noite, acompanhada por descargas elétricas. Apenas no sul do Mato Grosso do Sul, o dia será de sol e tempo firme. O calor predomina em toda a região.

NORDESTE

Domingo de tempo instável em grande parte da Região, por influência de fenômenos conhecidos como VCAN, ZCIT e a formação de uma nova região de baixa pressão favorecem as instabilidades em toda a faixa leste nordestina. No interior da Bahia, as instabilidades diminuem e o tempo volta a ficar firme, com predomínio de sol e poucas nuvens.

NORTE

Domingo de tempo instável em toda a região pela combinação de calor e umidade. O sol aparece ao longo do dia, e as pancadas acontecem preferencialmente entre a tarde e a noite, com risco de descargas elétricas. Em Roraima as pancadas seguem de forma irregular e mal distribuídas, enquanto entre o sul do Pará e Tocantins são esperados acumulados próximos de 30 mm.

Veja mais notícias sobre soja