Afonso Florence toma posse como novo ministro do Desenvolvimento Agrário

Guilherme Cassel fará transferência do cargo nesta segundaO novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, toma posse nesta segunda, dia 3, em solenidade no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. O atual ministro, Guilherme Cassel, fará a transmissão do cargo em cerimônia que contará com a presença do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto (de 2003 a 2006) e do governador da Bahia, Jaques Wagner.

Natural de Salvador (BA), filho de professores da rede pública estadual, Afonso Florence tem 50 anos. É casado, pai de dois filhos e formado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também fez mestrado na área. Militante histórico do PT, sua trajetória é marcada pelo compromisso com as lutas sociais e do campo.

Eleito em 2010 deputado federal com mais de 143 mil votos, Afonso Florence iniciou a militância política na UFBA, onde presidiu o Diretório Central dos Estudantes. Ainda na Universidade, foi servidor público; pesquisador e diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). Também foi professor da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e coordenador do Programa de Pós-graduação em História.

No governo Jaques Wagner, Afonso Florence esteve à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano. Sua gestão foi marcada pelo diálogo com os setores sociais e compromisso com a universalização do acesso aos serviços públicos. Coordenou o Programa de Habitação da Bahia – Casa da Gente e teve atuação decisiva na elaboração e execução do Programa Água Para Todos ? o maior programa de abastecimento de água do país, que contemplou mais de 2,5 milhões de pessoas com ligações de água e esgotamento sanitário no estado.

O Ministério

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é responsável pela implementação de políticas públicas do Governo Federal direcionadas à agricultura familiar. O Censo Agropecuário do IBGE de 2006 aponta que este segmento produtivo responde por 84% dos estabelecimentos rurais do país, ocupa 24,3% da área cultivada e é responsável por mais de 74% da mão-de-obra no meio rural. Responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, a produção da agricultura familiar responde por 10% do PIB e 32% do PIB agropecuário brasileiros.