Fusão entre gigantes de saúde humana e animal é aprovada com restrições no Brasil

Órgão do Ministério da Fazenda sugeriu que Schering Plough venda ativos da Intervet, divisão de veterináriaA Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda aprovou com restrições a fusão entre as empresas Organon Biosciences e Schering Plough no Brasil, nas áreas de saúde humana e animal. O parecer foi publicado na última terça-feira, dia 15.

Nas respostas enviadas ao órgão do governo, as empresas alegaram que a união das operações traz benefícios como a racionalização das linhas de produção, sinergia entre plantas industriais, economia administrativa e de custos. Os argumentos não foram considerados suficientes pela Secretaria de Acompanhamento Econômico.

? A presente operação tem a possibilidade de apresentar efeitos líquidos negativos anticompetitivos em algumas concentrações horizontais observadas ? avalia o parecer.

As restrições estão relacionadas à divisão de saúde animal, que formou a Intervet Schering Plough Animal Health. O órgão do Ministério da Fazenda entendeu que, em alguns segmentos, a integração das atividades das duas empresas poderia colocar em risco a concorrência no setor. Por isso, sugeriu que a Schering venda ativos da Intervet em até três meses e que o eventual comprador não detenha mais de 20% de mercado.

De acordo com a Secretaria de Acompanhamento Econômico, o processo será enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), ligado ao Ministério da Justiça, que tomará a decisão final. O órgão tem a competência de acatar, recusar ou até fazer novas recomendações para autorizar a fusão entre as duas companhias.

Otimista

O diretor-presidente da Intervet Schering-Plough no Brasil, Fernando Heiderich, afirmou que investimentos deixarão de ser feitos em uma pequena linha de produtos para garantir a concorrência adequada. Ele está otimista e espera que as equipes da Intervet e da Schering Plough no Brasil estejam integradas a partir de agosto.

? O processo está caminhando bem. Estamos otimistas até porque não existem grandes alterações ? disse o executivo ao Agribusiness Entrevista.

E acrescentou:

? Estamos otimistas de que rapidamente as autoridades locais poderão nos dar uma posição quanto a isso.

A entrevista na íntegra será exibida nesta terça-feira, dia 22, pelo Canal Rural.

Líder de mercado

Segundo a Schering Plough, a Organon Biosciences foi adquirida da Akzo Nobel N.V. por 11 bilhões de euros à vista. A fusão expande os negócios na área de saúde humana e cria uma companhia líder global em saúde animal.

A expectativa de faturamento para este ano na área de saúde animal é de US$ 3 bilhões, somando os faturamentos das duas empresas. No Brasil, a projeção é de US$ 450 milhões, um crescimento de 11% na comparação com 2007.