Informe sonoro sobre gripe suína em voos se torna obrigatório

Companhias já vinham adotando medidaO Gabinete Permanente de Emergência, criado pelo governo para prevenir a chegada da gripe suína ao Brasil, decidiu que, a partir desta quarta-feira, é obrigatória a veiculação de informe sonoro sobre a doença em todos os aviões que chegam de áreas afetadas ou que partem para essas regiões. Embora as companhias aéreas tenham começado ontem a transmitir esses informes, atendendo a uma recomendação do gabinete, hoje, esse comitê determinou a obrigatoriedade do procedimento.

As informações sobre a enfermidade serão dadas pelo comandante do avião, junto com as instruções para decolagem, e na chegada ao Brasil, antes do desembarque. Quando o aparelho chegar de regiões afetadas, haverá uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para recolher e encaminhar os passageiros com possíveis sintomas.

De acordo com a Anvisa, todos os passageiros que estiverem sentados na mesma fileira do paciente que deverá ser observado, além dos localizados em duas fileiras à frente e atrás, ficarão retidos no avião, mesmo que não tenham sintomas, para serem examinados.

Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença