Soja Brasil

Confira a história de um dos pesquisadores indicados ao Personagem Soja Brasil

Fitopatologista da Embrapa Soja foi o responsável por identificar o agente causal da anomalia Soja Louca II

Três produtores rurais que se destacam no manejo da lavoura de soja e obtém altas produtividades sem esquecer da sustentabilidade e três pesquisadores com valiosas contribuições ao estudo da oleaginosa, desenvolvimento de novas cultivares e controle de pragas. O prêmio Personagem Soja Brasil será concedido a uma dessas seis pessoas em votação popular.

Para te ajudar a escolher, apresentamos mais um deles: o pesquisador da Embrapa Soja, Maurício Conrado Meyer, fitopatologista e atuante no manejo integrado de doenças na cultura. Ele tem 55 anos, nasceu em Irati, Paraná, e cursou agronomia na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Liderou projeto que identificou o agente causal da anomalia Soja Louca II, o que possibilitou definir estratégias para reduzir o problema. Também foi um dos expoentes na definição de práticas de manejo da ferrugem-asiática da soja no Brasil.

Maurício Personagem Soja Brasil

“No final do meu período de mestrado eu entrei na Embrapa para trabalhar na Embrapa Soja, onde um dos grandes desafios era um problema em que a soja não madurava, permanecia no campo após o período de ciclo normal com as hastes verdes e retenção foliar”, conta.

Segundo ele, além da redução de grãos produzidos por planta, a doença também causa diminuição na qualidade em função da presença de muita impureza. “Os prejuízos causados por essa doença variam entre 50% e 60% na cultura da soja, mas essas perdas podem chegar a 100% em função da intensidade e distribuição dessas plantas afetadas na lavoura”, explica.

Recomendações ao produtor de soja

Meyer salienta que a recomendação para o produtor é que ele fique especialmente atento em relação ao controle de plantas hospedeiras na área, tanto na safra quanto na entressafra, evitando que o nematoide tenha condições de se manter e se multiplicar.

“Acredito que um dos ingredientes que leva ao sucesso desses resultados é gostar do que se está fazendo, se identificar com aquele trabalho e fazê-lo com prazer. Essa é uma dica, um dos conselhos que eu costumo passar aos jovens que trabalham conosco para que eles não percam nenhuma oportunidade de aprender”, enfatiza. “Fico feliz com a indicação. Não sei se sou merecedor, acho que toda a equipe é”, conclui.

Clique aqui para votar em Maurício Conrado Meyer