Senador sugere utilização de áreas devastadas para evitar o desmatamento

Para Neuto de Conto, incentivo ao ecoturismo também pode ajudar a preservar ecossistemasO presidente da Comissão de Agricultura do Senado, Neuto de Conto (PMDB-SC), sugeriu nesta quarta, dia 13, o aproveitamento de áreas degradadas como alternativa ao desmatamento e à desapropriação da pequena propriedade rural produtiva. De acordo com o parlamentar, dos 200 milhões de hectares de pastagens existentes no Brasil, cerca de 50 milhõs são considerados degradados ou de baixo rendimento.

? É uma área imensa, que pode ser muito bem aproveitada apara a expansão do plantio e da criação de animais – afirmou o senador.

De acordo com Neuto de Conto, uma política de incentivo ao ecoturismo também poderia ter um impacto positivo na preservação dos ecossistemas e além de gerar renda para as comunidades que vivem em áreas de conservação.

O parlamentar criticou a postura de países desenvolvidos. Segundo ele, depois de devastarem seus próprios territórios, as nações mais ricas querem exigir que as emergentes sejam “intocáveis parques ecológicos”. Ele se disse contra o desmatamento indiscriminado, mas advertiu que o Brasil não pode admitir ameaças à soberania e ao direito de encontrar suas soluções de desenvolvimento.