Soja Brasil

Soja: confira a previsão de chuva para os estados produtores até o dia 27

Enquanto município do Sul decreta estado de emergência por estiagem, outro do Nordeste declara por excesso de água

O município gaúcho Júlio de Castilho, produtor de soja, decretou situação de emergência por conta da estiagem. Por lá, pode ter chuva de no máximo 30 mm até a próxima quarta-feira (15), enquanto todo o restante do mês seguirá sem precipitação. Durante o mês de janeiro, aliás, a previsão é de no máximo 70 mm na região, o que é pouco para reverter a situação de seca.

Considerando toda a região Sul do país, no entanto, o clima começa a mudar nesta terça-feira (14), quando volta a chover, mas ainda em volume insuficiente para reverter o quadro de baixa umidade do solo no Rio Grande do Sul, por exemplo. Já na Bahia a chuva dá uma trégua após 24 municípios do estado declararem situação de emergência pelo excesso de água.

Até o próximo sábado (18), o interior do Matopiba terá de 30 mm a 50 mm de chuva. No Brasil central, as lavouras de soja de Mato Grosso terão alto nível de precipitação, com possibilidade de mais de 100 mm.

Olhando para depois do Natal, até o dia 27 de dezembro, a projeção é de chuva forte para o Centro-Oeste e Norte do país, com estimativa de até 250 mm, principalmente em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Amazonas e Pará.