Diversos

Chuva forte deixa 24 municípios da Bahia em situação de emergência

Entre as cidades em emergência, estão Jucuruçu e Itamaraju, no sul do estado, que, segundo o governado do estado, são as mais afetadas

O governador da Bahia, Rui Costa, decretou situação de emergência em 24 municípios afetados pelas chuvas fortes que atingem o estado. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial do estado. Entre as cidades em emergência, estão Jucuruçu e Itamaraju, no sul do estado, que, segundo Costa, são as mais afetadas.

De acordo com o governador, Jucuruçu e o distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, estão “praticamente debaixo d’água”. Em vídeo publicado em sua rede social, Costa disse que muitas pessoas estão relutando em sair de casa no sul da Bahia, mas que, se for necessário, no entanto, será feita a remoção compulsória.

Devido ao mau tempo, os helicópteros de auxílio estão tendo dificuldades para acessar os locais afetados. O trabalho também está sendo prejudicado por estradas alagadas e pela queda de pontes.

Costa acrescentou que, em Eunápolis, o sistema de abastecimento de água potável entrou “em colapso”, porque a eletrificação das bombas de distribuição foi danificada.

Segundo o governador, na região de Jequié, a previsão é que o nível das águas dos rios suba ainda mais na noite de hoje, devido ao extravasamento da barragem de Pedras, no município, o que deve afetar os municípios a jusante (nas partes mais baixas da bacia hidrográfica).

Além de Jucuruçu e Itamaraju, estão em situação de emergência os municípios de Anagé, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Camacã, Canavieiras, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Jiquiriçá, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Mundo Novo, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Chuva forte em áreas agrícolas

O alto volume de precipitações também ligou o alerta para produtores do Sul da Bahia. Entre a última quarta (8) e quinta (9) o município baiano Itamaraju recebeu mais de 380 mm de chuva. Segundo a previsão do tempo, o excesso de água pode afetar a qualidade das plantas de café arábica da região. Ainda de acordo com a meteorologia, a chuva deve continuar no sul da Bahia nos próximos dias, mas em menor volume.