Soja Brasil

Umidade do solo possibilita retomada do plantio da soja no RS, diz Emater

Semeadura já atinge 68% da área no estado; em 2020, índice para o período era de 48%

Nas localidades em que ocorreram precipitações, a umidade do solo possibilitou a retomada do plantio da soja e do preparo de áreas que haviam sido interrompidas. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (25) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a semeadura já atinge 68% no estado, estando toda essa área em germinação e desenvolvimento vegetativo. Em igual momento do ano passado, o plantio estava em 48%, enquanto a média para os últimos cinco anos é de 62%.

Entre os dias 16 e 21 de novembro, o tempo permaneceu seco, com baixa umidade relativa do ar e do solo e presença de vento constante, o que dificultou o desenvolvimento do milho. Em algumas localidades, o retorno das precipitações amenizou a situação, principalmente naquelas em que os cultivos estão florescendo, formando a espiga e enchendo os grãos. O plantio chega a 86% da área total estimada, sendo que 55% está em germinação e desenvolvimento vegetativo, 27% em floração e 18% em enchimento de grãos.

A semana anterior se caracterizou pela manutenção do tempo seco na maior parte do estado, o que favoreceu a colheita do trigo que se encaminha para a finalização e já chega a 97%. O restante das lavouras está maduro.