Economista da FGV afirma que cotação da soja influencia avanço inflacionário

Preço do grão em baixa apresentou nova desaceleração em setembroO avanço do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que passou de uma variação negativa de 0,32%, em agosto, para a taxa positiva de 0,11%, em setembro, reflete, em grande parte, a elevação da cotação internacional do preço da soja, de acordo com o economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O preço do grão estava em baixa de 13,32% e, agora, em setembro, apresentou uma desaceleração bem menor, quando variou -0,08%.

Apesar do Índice de Preços por Atacado (IPA) ter apresentado alta de 0,04% ante -0,74% no mês passado , Braz observa que há uma tendência de desaceleração inflacionária. Quanto ao impacto da crise financeira norte-americana sobre o IGP-M, ele afirmou que muitos investidores “estão largando posições e se protegendo em dólares”, o que afeta o mercado de commodities agrícolas.

O economista destacou ainda que a elevação de preços das matérias-primas brutas, no período entre agosto e setembro, foram compensadas, de certa forma , pelo recuo em itens alimentícios in natura, passando de 0,28% para -4,6%.

Os combustíveis também tiveram pequena baixa, com variação de 0,24%, dois pontos percentuais inferiores a agosto. O IGP-M é calculado com base em preços coletados entre os dias 21, do mês anterior, e 20, do mês de referência. O índice é composto pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).