Tumulto marca comemoração do Dia do Agricultor

Objetivo de encontro em Campinas era discutir a relação do produtor rural com o meio ambienteNesta quarta, dia 28 de julho, se comemora o Dia do Agricultor. Em Campinas, no interior de São Paulo, foi realizado um evento para aproveitar a data e discutir a relação do produtor rural com o meio ambiente. Porém, o encontro acabou em confusão. Ambientalistas interromperam a palestra do deputado federal Aldo Rebelo, relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro.

A falta de acordo entre defensores do meio ambiente e produtores rurais apareceu mais uma vez no evento em Campinas. Enquanto Rebelo falava sobre as mudanças no Código Florestal, os ambientalistas presentes no auditório teriam discordado de sua posição. Com a confusão, a polícia foi chamada e as palestras interrompidas.

Segundo Aldo Rebelo, este tipo de situação já era esperada. Porém, ele garantiu que o processo de mudança no Código continua.

As manifestações ainda continuaram do lado de fora. Faixas e atitudes de repúdio a apresentação sobre o Código Florestal continuaram. Enquanto o grupo não chega a um acordo, lá no campo continua tudo igual.

O agricultor Raul Leme de Godoy nem lembrava que era o Dia do Agricultor. Ele tem uma vida dedicada ao trabalho no campo, ofício que aprendeu com o pai.  Passa mais de seis horas na lavoura e não se preocupa só com a produção. Resolveu dedicar 10 metros quadrados da área à plantação de mais de 200 árvores na mata ciliar. A herança vai ficar para a próxima geração.

O projeto de preservação da zona ribeirinha começou em 2007.  A ação foi uma das primeiras iniciativas com o objetivo de aliar agricultura e proteção dos recursos naturais. Segundo a técnica ambiental Iara Terra, é uma pena que Godoy é uma exceção.