Agronegócio

Alexandre Garcia: Funcionamento dos frigoríficos é interesse nacional

Segundo o comentarista, o fechamento prejudica uma produção essencial, que é a de alimentos, e acaba impactando diversos segmentos

As últimas semanas foram marcadas pela incerteza em torno do fechamento de frigoríficos no Rio Grande do Sul. As cidade de Lajeado e Passo Fundo sofrem com a paralisação das atividades e produtores lamentam o acúmulo de animais terminados.

Em seu comentário no Rural Notícias desta quinta, 14, Alexandre Garcia fala da sua ligação com o estado e com a cidade de Passo Fundo, onde estão sepultados seus pais. “Essa proibição envolve uma produção essencial, que é a de alimentos, e acaba impactando diversos segmentos. Eu gostaria de lembrar que a atividade de frigorífico sempre foi muito bem protegida em relação às pessoas que lá trabalham, primeiro para não contaminar o alimento e depois para não contaminar as pessoas que lidam com carne diariamente”, disse.

Garcia lembra que houve um protesto na cidade de Passo Fundo pedindo a reabertura da planta da JBS na cidade. “É preciso pensar no interesse nacional, das pessoas que precisam do alimento, no interesse das divisas que ganhamos ao exportar a proteína e, é claro, é preciso ter cuidado com a segurança e proteção da vida dos funcionários”.

“Vi que frigoríficos já assumiram compromissos com o Ministério Público do Trabalho e é bom que venha a razão, a sensatez e a racionalidade, sem nenhum envolvimento político e ideológico nessas decisões. Tomara que assim seja”, finalizou.