Agronegócio

Soja: veja a diferença entre um sistema plantio direto e o plantio direto meia boca

O produtor Laércio Dalla Vecchia mostra na prática a diferença de uma palhada bem feita, e uma palhada gerada por sucessão de culturas. Confira!

A partir de agora o produtor Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha (PR), que foi campeão Nacional de produtividade da Soja pelo Cesb em 2020, irá compartilhar alguns de seus conhecimentos com os leitores do Projeto Soja Brasil, seguindo justamente um mantra que ele sempre repete a todos: “O conhecimento deve ser compartilhado, assim todos ganham”.

“O sistema plantio direto é pensar na soja o ano todo, não só na safra”, diz Laércio. Ele conta que essa soja plantada agora, veio após o plantio de culturas de inverno que geram bastante massa. Mas antes delas não tinha soja, tinha milho. Ou seja, no ano passado, nessa área, ele plantou milho na safra de verão e forrageiras na safra de inverno. Este ano terá soja, e depois outras culturas diferentes, para realizar a verdadeira rotação de culturas.

“Na minha fazenda a média é ter 10 toneladas de palhada por hectare. Naquela área, tinha mais, em torno de 20 toneladas de palha seca. O ano todo eu penso na safra de soja, por isso chamamos de sistema plantio direto”, afirma.

Na outra área, que está com a palhada bem rala, ele o plantio direto, mas de maneira errada, com sucessão de culturas.

“Ali até tentei colocar culturas de cobertura, mas matei elas muito cedo, sem tempo para elas crescerem e fazerem a palha adequada. Ali plantei milho, tirei e coloquei soja, uma sucessão, que muita gente faz. Não faço isso normalmente. Posso até fazer o milho safrinha, mas no ano seguinte farei uma palha adequada, nem que atrase meu plantio. O resultado foi esse plantio direto meia boca”, diz.

Confira o resultado no vídeo acima!

Veja aqui mais notícias sobre soja