Agronomia Sustentável

Agronomia Sustentável foca no trabalho de engenheiros na mineração

Décimo terceiro episódio da terceira temporada da série foi até o município de Pedro II, no Piauí, conhecida como a Terra da Opala

Pedro II, município piauiense, é um verdadeiro tesouro localizado na Serra dos Matões e conhecido como a Terra da Opala, uma pedra semipreciosa que atrai gente de várias partes do Brasil. O programa Agronomia Sustentável passou por lá para conhecer o trabalho de engenheiros na mineração.

Na cidade, a mina mais conhecida é a do Boi Morto, considerada a maior do mundo a céu aberto. Ao contrário do que se poderia pensar, o local não tem sofrido com os impactos ambientais da extração. Isso porque tem trabalho sério desenvolvido por profissionais da engenharia e geologia no manejo da área.

mineração opala
Opala. Foto: Pixabay

Em 2021 o setor mineral nacional ganhou força, e os números mostram esse resultado: aumento de 62% no faturamento em relação a 2020, totalizando R$ 339,1 bilhões (não contabilizando petróleo e gás). No Brasil são mais de setenta substâncias minerais diferentes.

Por isso, o programa Agronomia Sustentável, que vai ao ar neste sábado (7), às 9h, vai mostrar a importância do geólogo no processo de extração do minério. “O profissional que estuda a terra, desde a sua formação, e o processo de inovação do nosso planeta, e como ele pode servir a nossa sociedade”, define o geólogo José Sidney, um dos entrevistados do episódio.

A série Agronomia Sustentável é uma realização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Mútua e Canal Rural e vai ao ar todos os sábados, às 9h (horário de Brasília), com reprises aos domingos, às 7h30.