Aliança da Soja

Primeiras sacas de nova geração de biotecnologia para soja são entregues em MT

Produto conta com três proteínas atuando de forma simultânea e tem como objetivo proporcionar proteção mais abrangente contra as principais lagartas da cultura da oleaginosa

As primeiras sacas da terceira geração de biotecnologia para soja da Bayer, Intacta2XTEND, foram entregues nesta quinta-feira, 28, na fazenda Santa Luzia, em Sapezal (MT), para o produtor Eraí Maggi, sócio da Bom Futuro. A perspectiva é que a nova biotecnologia seja cultivada em aproximadamente 420 hectares nesta safra pela empresa.

Lançada em junho deste ano, a Plataforma Intacta2XTEND contou com pesquisas, estudos e a intensa parceria com produtores rurais, acadêmicos e as principais empresas de sementes para chegar ao mercado de forma precisa, impactando o potencial produtivo e levando ao crescimento da produtividade da soja brasileira.

“Nós da Bayer buscamos constantemente entregar soluções inovadoras para contribuir com cultivos ainda mais sustentáveis, que tragam ganhos de produtividade, mas que também ajudem na otimização do uso de recursos naturais e insumos. Esse trabalho em equipe com nossos parceiros e atores da cadeia foi crucial para moldarmos essa nova biotecnologia”, afirma Maurício Rodrigues, presidente da divisão agrícola da empresa para a América Latina.

Biotecnologia mais abrangente

Com três proteínas atuando de forma simultânea, a Intacta2XTEND visa levar os sojicultores brasileiro a um novo patamar de produtividade, além de proporcionar proteção mais abrangente contra as principais lagartas da cultura da soja, com escopo de defesa de seis espécies relevantes, incluindo a Helicoverpa armígera e a Spodoptera cosmioides.

Para o manejo de plantas daninhas, ferramentas como glifosato e dicamba fazem parte da Plataforma, entregando ao sojicultor mais uma opção no manejo no pré-plantio da soja para buva, picão-preto, corda-de-violão e caruru.

Para esta safra 2021/2022, agricultores brasileiros licenciados têm à disposição mais de 30 variedades da soja com a tecnologia, desenvolvidas em parceria com empresas de sementes para as principais regiões sojicultoras do Brasil, sendo três delas desenvolvidas exclusivamente para áreas de refúgio. Para a próxima safra, a expectativa é de mais de 50 variedades estarem disponíveis para os produtores.