Brasil abre 20º mercado em 2024 Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EXPANSÃO

Brasil abre 20º mercado em 2024

O Mapa anunciou a abertura do mercado russo para ovos e produtos derivados

ovos, produção de ovos
Foto: Asgav

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a abertura do mercado russo para ovos e produtos derivados do Brasil, marcando a 20ª abertura de mercado neste ano e a 98ª desde o início do terceiro mandato do presidente Lula. Essa conquista segue a aprovação sanitária anunciada pelo governo russo, que agora permite as exportações desses produtos brasileiros, com a ressalva de que dependem da habilitação dos estabelecimentos.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A abertura desse novo mercado tem o potencial de fortalecer ainda mais o comércio bilateral entre Brasil e Rússia, além de reforçar a confiança internacional no sistema brasileiro de controle sanitário. No ano de 2023, as exportações agrícolas para a Rússia ultrapassaram US$ 1,25 bilhão. Especificamente no setor de ovos, o Brasil contribuiu significativamente para o mercado internacional, exportando cerca de 50 mil toneladas, totalizando US$ 186 milhões em vendas.

Agora, o agronegócio brasileiro amplia suas oportunidades com a abertura deste mercado, somando um total de 20 novas aberturas em 15 países ao redor do mundo somente neste ano. Desde o início de 2024, novos mercados foram abertos em todos os cinco continentes, abrangendo uma variedade de produtos que vão desde embriões e sêmen bovinos até produtos de reciclagem animal e café verde.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, destacou a importância dessas conquistas para a economia brasileira: “As diversas cadeias agropecuárias podem tirar proveito dos novos acessos ao mercado, que se traduzem em desenvolvimento sustentável para todos os participantes, além de promover a geração de renda e riqueza tanto para o Brasil quanto para o setor.”

Sair da versão mobile