MEIO AMBIENTE

Polícia Civíl do MT deflagra Operação Corixo contra pescas predatórias

A operação foi iniciada após denúncias de pesca ilegal em área de reserva permanente

Polícia Civil em operação contra pesca predatória
Foto: Polícia Civil-MT/Divulgação

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), realizou no último domingo (1°) a Operação Corixo, com o cumprimento de um mandado de busca na região do Pantanal, especificamente no município de Poconé, localizado a 104 km ao sul de Cuiabá.

Durante a operação, foi efetuado o cumprimento da ordem judicial de busca em um pesqueiro localizado em Porto Cercado, onde foi apreendida uma espingarda calibre 22, acompanhada de sete munições.

O gerente do estabelecimento comercial, de 61 anos, foi conduzido à delegacia de Poconé, onde prestou depoimento e foi autuado em flagrante pela Polícia Civil por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Além das ações de busca e apreensão, a operação também envolveu abordagens, fiscalização educativa e orientativa. Foi discutido também o início da Piracema, um período de proibição da pesca devido à reprodução dos peixes, quando eles migram para áreas de desova.

As investigações que levaram a essa operação começaram há alguns meses após denúncias de pesca predatória de peixes fora das medidas permitidas e uso de redes de pesca em uma área de reserva permanente, que tem como objetivo preservar os recursos hídricos.

Segundo apurações da Dema, algumas pessoas na região persistem na prática ilegal de pesca, mesmo com a presença das forças de segurança pública na área

*Sob supervisão de Henrique Almeida

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.