Pecuária

USDA reporta surto de gripe aviária em fazenda na Holanda

Surto foi identificado em Barneveld, que é geralmente chamada de capital avícola da Holanda e possui 229 granjas avícolas

A Holanda registrou um surto de influenza aviária em uma fazenda com 35 mil galinhas poedeiras em Barneveld, no dia 15 de abril. Desde outubro do ano passado, o país já registrou pelo menos 37 surtos da doença. As informações são do Grain Report e foram elaboradas por adidos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Barneveld é geralmente chamada de capital avícola da Holanda e possui 229 granjas avícolas localizadas dentro de um raio de 10 quilômetros da fazenda afetada.

frangos em franja, gripe aviária
Foto: Agência Brasil

Para tentar conter o avanço do surto, o governo holandês impôs uma série de medidas de proteção, como o abate dos animais da fazenda pelas autoridades de segurança alimentar e de produtos de consumo. Animais de propriedades localizadas num raio de um quilômetro ao redor da fazenda afetada também serão abatidos.

As fazendas de aves localizadas num raio de três quilômetros ao redor da propriedade afetada serão testadas para detectar a presença do vírus. Num raio de 10 quilômetros da fazenda infectada, será banido o transporte de aves, ovos, esterco e cama de aves, bem como de outros produtos de origem animal das granjas comerciais.

Segundo o Grain Report, o setor avícola holandês é o maior exportador de carne de frango da União Europeia para destinos de fora do bloco, mas desde 2020 as vendas vêm recuando devido aos surtos de gripe aviária e à Covid-19. Cerca de 36 países impuseram proibições às importações de carne de aves da Holanda, das quais dez adotaram a medida a partir de outubro do ano passado.