Conab aponta boas condições da safra de verão Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conab aponta boas condições da safra de verão

Situação positiva se dá na maior parte do Brasil, avisa a companhia

Segundo o monitoramento dos cultivos da safra de verão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as lavouras se encontram em boas condições de desenvolvimento na safra 2022/2023. As exceções são, conforme o material divulgado nesta semana, o Rio Grande do Sul e partes da Bahia e de Minas Gerais.

+ Leia as últimas notícias de Agricultura no site do Canal Rural

Ainda de acordo com o estudo, a safra de verão atual está evoluindo de forma similar ou acima da média nos principais estados produtores do país. O que indica, nesse sentido, um bom potencial produtivo das lavouras de soja e milho primeira safra.

O “Boletim de Monitoramento Agrícola”, da Conab, avalia a situação agrometeorológica e o comportamento dos índices de vegetação obtidos a partir de dados de clima, da fenologia e do sensoriamento remoto para analisar a condição do desenvolvimento das áreas cultivadas em diversas regiões produtoras.

Informações da Conab sobre a safra de verão de grãos

safra de verão
Foto: CNA/Wanderson Araújo

O dado mais recente mostra que os maiores volumes de chuva na primeira quinzena de fevereiro ocorreram nas regiões Norte e parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Dessa forma, o desenvolvimento das lavouras e o início da segunda safra de grãos foi favorecido.

Por outro lado, o excesso de precipitações em algumas áreas causaram danos pontuais às lavouras e interromperam as operações de colheita da primeira safra.

Ainda de acordo com o boletim, os menores índices de chuva foram registrados em parte da região Nordeste, no Sudeste e, sobretudo no Rio Grande do Sul. No Matopiba, contudo, o menor volume de chuvas foi suficiente para a demanda hídrica das lavouras e favoreceu o início da colheita de primeira safra.

No Rio Grande do Sul, as chuvas foram irregulares, segundo a Conab. Devido às altas temperaturas, permaneceu, a condição de restrição hídrica, principalmente para as lavouras em floração e enchimento de grãos.

O boletim é resultado da colaboração entre Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). Além disso, o material conta com o auxílio de agentes colaboradores que disponibilizam dados pesquisados em campo.

_____________

Fontes: Agência Safras e Conab.

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile