Diversos

Em carta à China, Lira cita agronegócio e pede ajuda com vacinação

Presidente da Câmara fez apelo por mais insumos para que a vacinação em massa possa avançar no nosso país, que é o principal fornecedor de alimentos para os chineses

presidente da Câmara Arthur Lira
Foto: Agência Câmara

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, enviou nesta terça-feira, 9, uma carta ao embaixador da China, Yang Wanming, falando sobre a relação bilateral entre os dois países e pedindo ajuda para a aceleração do processo de vacinação no Brasil.

Lira inicia o documento dizendo que o governo brasileiro não é formado apenas pelo Executivo, cargo ocupado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele ressalta que o Congresso também é parte integrante do poder e, neste papel, pede ajuda no combate à Covid-19.

“Neste contexto, embaixador, que eu me dirijo ao governo chinês neste momento de grande angústia para nós brasileiros, para que nossos parceiros chineses tenham um olhar amigo, humano, solidário e nos ajudem a superar a pandemia, oferecendo os insumos, as vacinas, todo o apoio que este grande parceiro da China precisa neste grande momento. Nós sempre estivemos juntos. E sempre estaremos. E esta solidariedade só irá reforçar os laços dos nossos povos, dos nossos interesses e das nossas nações mais do que nunca em nossas histórias”, disse.

Em contrapartida da ajuda no caso da Pandemia, Lira cita a importância da agropecuária brasileira no abastecimento chinês em termos de alimentação. “Faço apelo para que salvemos vidas de brasileiros, brasileiros que alimentam e salvam vidas de chineses com nossa produção agrícola. E com compreensão, diálogo e respeito, solidariedade mútua, que iremos reforçar cada vez mais nossos laços”, continuou.

O presidente da Câmara reforça que a vacinação em massa é a única saída para o enfrentamento da pandemia e, em nome da Câmara, conclui o apelo de soluções rápidas para o momento que o país vive.

Confira a carta, na íntegra: