Economia

Daoud: aumento da inflação dos EUA gera alta dos juros no Brasil

De acordo com Miguel Daoud, as altas do câmbio são influenciadas pela expectativa de mudança do mercado internacional

O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) dos Estados Unidos subiu 0,9% em junho em relação ao mês de maio, acima da expectativa do mercado. Em comparação com junho do ano passado, a inflação ao consumidor americano acelerou para uma alta de 5,4%.

O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, explica o movimento de inflação do mercado internacional. “No mercado internacional gira em torno de U$ 23 trilhões como dinheiro fumaça, ou seja, aquele dinheiro que é injetado pelos Bancos Centrais para dar liquidez no mercado e evitar que o mundo entre em parafuso durante a crise do coronavírus. Contudo, uma vez que esse dinheiro gera liquidez, também gera inflação, o que por sua vez diminui o poder de compra”, pontua.

Daoud ainda ressalta que as expectativas e incertezas no mercado influenciam na alta do câmbio. “As razões de queda e alta de câmbio são as expectativas de mudança da economia mundial. O câmbio alto gera inflação, que consequentemente aumenta as taxas de juros, que gira em torno de quase 10%”, conclui.